Os 05 passos para uma preditiva com segurança

Dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do trabalho relatam que o Brasil teve 700 mil acidentes de trabalho registrados por ano em todo o país. O que faz ocuparmos  atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Apesar deste número ainda alto tivemos uma queda de 13% comparado aos anos anteriores.

Entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos de acidentes de trabalho, resultando em 13.636 mortes e um custo de R$ 22,171 bilhões para os cofres públicos com gastos da Previdência Social.

Em outra pesquisa realizada pelo SESI Nacional juntamente com empresas de médio e grande porte de todo o país, mostra que para 48% delas o investimento em ações de segurança e que promova a saúde dos trabalhadores reduzem as faltas ao trabalho. Para 43,6%, esses programas aumentam a produtividade no chão-de-fábrica e 34,8% apontam redução de custos. Por isso entendem que o investimento nestas ações é de grande importância.

A revista Reliable Plant, ligada a empresa Noria, publicou uma matéria com 05 passos para deixar um ambiente de trabalho mais seguro, são eles:

  • Documente todos os procedimentos de trabalho

Quando os novos funcionários recebem treinamento no local de trabalho, às vezes o treinador pode ignorar acidentalmente algum passo que pode levar a algum dano. Sem a documentação adequada do processo, é fácil desenvolver maus hábitos que podem se tornar sérios problemas de segurança. Para prevenir isso, registre todos os seus processos operacionais e assegure-se de que os funcionários tenham acesso fácil aos documentos para uma atualização rápida sempre que o precisarem.

  • Treinamento de Segurança periódico

Parte do seu programa de segurança deve incluir treinos periódicos para garantir que os funcionários saibam o que fazer em uma emergência e qual seu papel. Pratique evacuações de emergências simulando casos de incêndio ou possíveis acidentes químicos, e também assegure-se de que conheçam onde ficam os kits de primeiros socorros e quem são as pessoas capacitadas para atender.

  • Use sinalização digital para lembretes e atualizações

A sinalização digital é uma ferramenta útil para manter as pessoas atualizadas sobre os riscos de segurança. Com a sinalização digital fica mais fácil alterar o conteúdo para o que for mais pertinente na ocasião, como condições meteorológicas, ou para apresentar mensagens simples de “questões de segurança”. Outro ótimo uso da sinalização digital é anunciar vencedores de prêmios de segurança ou lembretes sobre reuniões de segurança. Considere a sinalização digital como forma de cumprir a documentação do processo para os trabalhadores da linha de produção. Quando eles vêem o processo demonstrado corretamente, eles não são susceptíveis de tomar atalhos inseguros.

  •  Adote o simples   

Optar pela simplicidade pode ser uma das ferramentas mais potentes para a melhoria da segurança. O simples incentiva a limpeza e o uso de métodos adequados. Verificou-se que as lesões são mais propensas a ocorrer em um ambiente desordenado e sujo ou ao usar métodos não autorizados. Também recomenda processos de prova de erros através do uso de ferramentas e padrões. Para ser simples, você deve limpar os derramamentos assim que eles ocorrem e remover os riscos de tropeção, como os fios de arrasto. Considere a criação de matrizes e modelos que apenas permitem que o trabalho seja feito do jeito certo – a maneira segura.

  • Mostre que a segurança é importante

Quando seus funcionários percebem quão importante é a segurança para a empresa isso importará ainda mais para eles. Permitir que os trabalhadores tragam questões de segurança e preocupações á empresa, até ao ponto de desligar a linha se observarem um problema. Informe as questões de segurança rapidamente quando elas são trazidas. Mostre orgulho em um excelente registro de segurança e expresse sinceras lamentações por feridos ou acidentes que possam ocorrer ocorrem.

Quando você se preocupa com seus funcionários, isso fica claro. Uma das coisas de grande cuidado que você pode fazer para seus funcionários é  garantir a segurança  dos mesmos sempre que possível. Quando você mostra seus cuidados, os funcionários irão recompensá-lo com maior produtividade e menos acidentes.

O que podemos ver depois das pesquisas é que a segurança e saúdo do trabalhador é de responsabilidade de todos. Assim conseguiremos melhorar estes números.

A GYR atualmente representante da empresa ADASH, vende o poderoso  sistema On Line A3716 com seu Algoritmo Adaptativo de aquisição de dados.

E também desenvolvemos três produtos visando a segurança do profissional da manutenção, são eles:

EasyAccess

O  monitoramento de máquinas e pontos de difícil acesso também locais em que coloque em risco a integridade física do Técnico que coleta as vibrações, deve ser opção a instalação do EasyAccess !!

Modelos que vão de um único canal até 96 canais, podendo ser personalizado na medida em que o cliente necessita.

Um canal possui sensor piezoeletrico de 100 mV/g, que também pode ser modificado caso o cliente necessite de outra sensibilidade, saída de topo, cabo integral com 10 metros de comprimento padrão.

Várias aplicações tem solicitado sensores para difícil acesso como :

– Maquinas de papel e celulose;

– Torres de resfriamento;

– Compressores;

– Bombas centrifugas;

– Exaustores e Ventiladores;

EasyProtector

Solução que monitora seu equipamento 24 horas permitindo que você tenha, em qualquer momento, o controle da situação. Uma centrífuga, por exemplo, caso alcance o nível de vibração além do limite de segurança, o EasyProtector identifica o risco e desarma o motor.

O EasyProtector possui um sensor piezoelétrico com saída 4-20mA, dois níveis de alarme que são ajustados de acordo com o nível de vibração do seu equipamento. Você pode usar um alarme sonoro ou luminoso, alertando ao operador do aumento dos níveis de vibração no nível 1 ou ainda desarmando a máquina caso ultrapasse o nível 2 de alarme.

—–

Fontes:

http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/AEPS-2015-FINAL.pdf

http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/06/investimento-em-saude-e-seguranca-no-trabalho-da-retorno-as-empresas-1/

http://www.reliableplant.com/Read/30546/keep-workers-safe?eid=359921565&bid=1944518#

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *